sábado, 5 de fevereiro de 2011

Lulas com manjericão e noodles

Este fim-de-semana fiquei por Lisboa. O tempo não esteve convidativo a passeios, mas mesmo assim no sábado andei pela baixa da cidade, Rossio, Castelo e Chiado.

Com o frio que se fez sentir, soube muito bem comer umas castanhas assadas, quentinhas, como só os vendedores de rua as sabem fazer e acabar a lanchar no Kaffeehaus, uma tosta de atum com espinafres e um sumo de laranja. Depois de uma tarde a andar, de contemplar as ruas enfeitadas e as montras cheias de delícias a anunciar o Natal, soube muito bem parar e retemperar as forças.

No domingo fui para Cascais. Uma voltinha pela marginal. Contemplar o mar a galgar a barra. As gaivotas. Acabei por ir almoçar a Oeiras, ao Pombalinho, um restaurante simpático e com boa comida. Das duas vezes que ali fui, fui sempre bem servida.

Com tantos passeios pouco tempo estive em casa. Mas mesmo assim, ainda cozinhei. Fiz uma sopa de nabiças com feijão, que adoro, e lulas com manjericão e noodles, para o almoço de sábado.


Ingredientes:
600 g de lulas cortadas
2 dentes de alhos esmagados
1 malagueta sem sementes cortada em pedaços
2 colheres de sopa de azeite
1 raminho de manjericão
60 ml de sumo de limão
200 g de tomates cereja cortados ao meio
150 g de rebentos de soja frescos
250 g de noodles
sal e pimenta

1. Colocar numa taça as lulas cortadas, o alho, a malagueta, uma mão cheia de folhas de manjericão e o azeite. Mexer e temperar com sal.

2. Colocar uma frigideira antiaderente ao lume, assim que estiver quente colocar as lulas. Deixar fritar até ficarem opacas.

3. Adicionar o sumo de limão e os tomates. Deixar cozinhar mais um pouco.

4. Cozinhar os noodles seguindo as indicações da embalagem.

5. Retirar as lulas do lume. Adicionar os rebentos de soja, folhas de manjericão frescas e temperar com sal e pimenta a gosto.

6. Servir as lulas com os noodles.


Nesta receita coloquei os pedaços de lula cortados em pequenos palitos, fazendo lembrar mais o choco do que propriamente a lula, e não às rodelas, como aconselho, pois a lula que usei era gigante. Nunca tinha visto uma lula tão grande, pesava mais de 3 kg antes de estar limpa. Era uma senhora lula! ;)

Os pedaços de lula ficaram muito saborosos, com um ligeiro picante, quase inocente, mas muito agradável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário