quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Pão de cerveja e nozes


Recebi a minha máquina do pão como presente de Natal dos meus sogros há uns anos. As primeiras experiências de pão foram com as farinhas já preparadas para pão. Há excepção de uma ou outra variedade, confesso que não fiquei entusiasta com o pão feito na máquina. Em casa dos meus pais, a minha mãe sempre fez pão e acho que isso também me deixou mais exigente. Durante algum tempo a máquina só foi usada para fazer a massa da piza, até recentemente.

Há bem pouco tempo, o Ricardo decidiu começar a fazer pão na máquina mas sem as farinhas preparadas. Para esse efeito, procurei uma revista da Vaqueiro que sabia que tinha lá umas quantas receitas para máquina do pão. Depois de as analisar e verificar os ingredientes disponíveis em casa, optámos pela receita de pão de cerveja com nozes.


Ingredientes:
1,5 dl de cerveja à temperatura ambiente
25 g de margarina
25 g de açúcar mascavado
uma pitada de sal
410 g de farinha Tipo 55 ou 65
25 g de padeiro fresco
2 colheres de sopa de água quente
50 g de miolo de noz

1. Colocar na cuba da máquina do pão pela seguinte ordem os ingredientes: cerveja, a margarina, o açúcar, o sal e a farinha.

2. Dissolver o fermento de padeiro na água quente e deitar sobre a farinha. Polvilhar com nozes picadas grosseiramente.

3. Colocar a cuba na máquina e seleccionar o programa 4 (de pão doce).


O pão ficou muito agradável. Saboroso. Gostámos tanto, que já repetimos várias vezes. Espero que esta seja a primeira de muitas receitas de pão! Depois de mais algumas experiências, tenho que eu começar, mas utilizando o processo manual! ;

Nenhum comentário:

Postar um comentário